… é discutir a relação


Discutir a relação se tornou tão pop que virou sigla para os terapeutas. DR.


Vou repetir o título para ficar bem claro a que relação me refiro.

Envelhecimento Ativo é ...

… discutir a relação comigo mesma.


Gostaria de ser um consenso chamado Thereza Christina Pereira Jorge. Longe disso. De repente, dou uma therezada e mudo a frequência. Antes isso era tão perturbador que eu corria para  as  soluções-padrão. Crush, comida, café,  cheias de colaterais.


A quarentena me obrigou a fazer silêncio diante das therezadas. Mudou a frequência? Paciência. Aquelas opções se tornaram impossíveis. "O ralador de queijo parmesão ficou cego" tanto foi o esforço para me entender.

Haja café em doses industriais. E sofrimento.


"Não é triste a verdade. O que ela não tem é jeito." Juan Manuel Serrat


Meu aprendizado agora é identificar cada mudança de canal. Se é uma voz imatura, nada a fazer.  Sentar pra ver um filme é a única estratégia. Ainda bem que sei de ilustres que, ao sinal de angústia, corriam para o cinema. Clarice Lispector  e Guimarães Rosa, por exemplo. 


Há dias que a DR é mais amena. Cheia de argumentos sábios, coisas do envelhecimento. E há outros que nem filme, nem livro, nem brigadeiros, nem nada, resolvem o diálogo. 

Não há diálogo nem com sessões de DR, 3 vezes ao dia. O melhor é o silêncio que os sábios dizem que é ouro puro. Dormir durante 10 horas também ajuda.

No dia seguinte, (quem diria?) há consenso e o dia transcorre agradável. Que alívio!


Conselhos do Google sobre como agir numa sessão de DR


  1. Escreva o que seu parceiro diz e qualquer atitude defensiva que você sente.

  2. Ouça com amor e respeito.

  3. Desacelere e respire.

  4. Olhe para si mesmo.

  5. Esteja aberto a mudanças. ... 

  6. Peça para que ele repita de outra maneira o que diz. ... 

  7. Peça para dar uma pausa na conversa.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

… uma casa desarrumada é mais do que isso

…na morada Envelhecer