Uma geroadolesccente



Os idosos de hoje não são mais como eram antigamente. Até o idoso agora é chamado pelos especialistas de geroadolescente. E isso é bem compreensível. Afinal, como os adolescentes, estamos recebendo informações novas do nosso corpo a toda hora.

Envelhecimento Ativo é descobrir as novidades no seu corpo. Dias desses reparei que estava engasgando à toa. Pensei logo que estava doentíssima. Não, não estou.

Com o envelhecimento há mudanças no aparelho digestivo. Aprendi a não comer mais com a cabeça abaixada, olhando o prato. Agora, ergo o pescoço para me alimentar. Não é levantar a cabeça, mas manter o corpo ereto. Parei de me engasgar.

Outra coisa: certos alimentos que antes constavam das minhas refeições agora são de difícil digestão. Uso alguns como lanche quando não quero jantar. Uma quiche, por exemplo.

Aprendi a não ultrapassar os limites do corpo. Se estiver muito cansada, descanso o que o corpo precisar. Enquanto isso não acontecer, fico desmaiada. Quando me refizer, continuo. Se insistir em ir em frente e desconhecer os avisos do corpo, me sinto mal.

Este novo velho corpo de geroadolescente vai aos poucos se tornando familiar. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os pescadores da amendoeira

Voltamos para o primeiro endereço

As Palavras mais Bonitas