O Futuro não tem idade. Tem saúde



O dinamarquês Ebbe Johansen, um dos líderes da DaneAge,  esteve no fim-de-semana em  Portugal para falar da importância de os idosos participarem nas decisões políticas que os afetam e de construírem projetos que deem respostas às suas necessidades.  

 

Já depois dos 70 anos, este engenheiro civil e antigo responsável na IBM é um dos líderes da DaneAge, a associação que representa 40 milhões de europeus, incluindo os portugueses da Associação de Aposentados Pensionistas de Reformados ( APRe!), que no fim de semana se reuniram em Lisboa para debater que o "Futuro não tem idade."

Foram apontados caminhos importantes. A ideia é que a idade já não é o limite, mas que é a saúde que define a altura em que deixamos de ser ativos e autônomos. Esta é uma discussão importante, porque a definição cronológica do envelhecimento já não deve ser um critério. Se conseguirmos nos manter autônomos vamos conseguir ter uma vida ativa. 


E a grande maioria dos idosos na Europa é autônoma. Na Dinamarca, 83% dos mais velhos são autônomos e 17% estão dependentes. E nós muitas vezes focamos a nossa atenção nestes idosos dependentes, que não representam a maioria.


Que áreas são prioritárias? Temos de olhar para o ambiente em que os idosos vivem, ter em conta por exemplo as condições de habitação ou transporte, mas também para a forma como os mais velhos participam nas decisões, combatendo a discriminação etária, garantindo o acesso ao emprego e depois há questões como os serviços de saúde prestados. 


Não devia haver mais idosos, a nível local, a participar nas decisões que lhes dizem respeito? No meu país, a Dinamarca, todos os governos têm um conselho consultivo composto por idosos. Este conselho faz propostas concretas, por exemplo, em áreas como a saúde. E isso é importante porque muitas vezes não se perde tempo a ouvir o que os idosos têm para dizer. Preocupa-nos muito esta questão da dignidade, porque eles têm de ser ouvidos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os pescadores da amendoeira

Gente querida, gosto muito deste convívio

As Palavras mais Bonitas