De lagarta à borboleta


Envelhecimento Ativo é ter novas experiências. E observá-las. Imagino que
inicialmente, o fato de envelhecer é ainda a fase Casulo da borboleta. indefinido e
feio. O momento Borboleta do envelhecer é algo constatável. A alma encontrou uma
outra morada que não é mais lugar intermediário, entre a juventude e a maturidade.
Algo foi absolutamente definido como diferenciado. A alma encontrou a morada
Envelhecer.
Nesse momento, a posso me sentir traída Fui despachada, sem consulta, para um
país desconhecido, de cultura esquisita, de língua estrangeira. E sentir solidão.
O ser humano nasce adaptável, do contrário a própria gravidez seria só um fardo. E
não é. Quando o bebê deixa o corpo da mãe para a existência individual e
independente, todos sofrem durante esta mudança. A mãe sente o vazio, o pai,
como um estrangeiro, e o bebê o desconforto do novo ambiente.
Felizmente, os meses seguintes inauguram um novo ciclo com novas descobertas,
sustos, e uma colheita que deixa todos mais ricos.
Diante do inevitável e dos sinais de envelhecimento, a gente pode não querer pensar
no assunto. E fugir também é uma saída bastante humana para qualquer confronto.
Ocorre que aí a gente perde. Não está verdadeiramente em lugar nenhum. Quem não
está em lugar nenhum não acha companhia, parceiros e parceiras, identidade,
memória, passado, fotos amareladas, músicas, cheiros das lembranças, o seu
tesouro.
Quando era pequena tinha um hábito que perdura até hoje. No dia do meu
aniversário não abro os presentes e tenho costume de tomar um café da manhã
bizarro. Pão francês ainda quente com manteiga e coca-cola. No dia seguinte, ao
abrir os presentes e olho com muito amor para eles. Sinto a mesma alegria da
infância. Procuro o melhor lugar para guardá-los e alguns vão para a caixa dos
tesouros, as coisas que mais gosto.
Este ano o meu aniversário foi especialmente precioso. Olhei no espelho e reconheci
que minha alma e meu corpo finalmente pararam de guerrear um contra o outro. As
novas experiências têm ocorrido com frequência e diante delas tenho uma atitude
de observação respeitosa. Procuro acolhê-las com carinho.
Envelhecer me transformou em alguém que ama a si mesma. Que mantém um
diálogo permanente entre as várias therezas christinas contidas em mim. E há uma
profunda paz.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

… é discutir a relação

… um dia, lagarta; outro, borboleta

…na morada Envelhecer